O que é?

O projeto SOLidariedade surgiu a partir do tema institucional de 2019 da Nossa Escola.

Para quê é?

É importante virarmos uns para os outros! Virar no sentido de considerar, olhar atentamente, respeitar, servir, ser LUZ… Nosso objetivo é agregar vivências diferentes daquelas relacionadas à realidade sociocultural e econômica do nosso público alvo. Objetivamos promover o ciclo solidário a partir de ações simples que possam gerar transformações positivas. 

Onde acontece?

O projeto está fixado na instituição, porém acontece de forma simultânea, ou seja, coexiste em vários locais, sendo conduzido por colaboradores da Nossa Escola. Contamos com a participação das famílias, equipe, parceiros e quem mais se aproxime com interesse em contribuir, doar e participar ativamente das ações.

Por que acontece?

Acreditamos, através da nossa filosofia – a do Afeto -, que cada ser existente e ocupante do nosso meio é digno de ser respeitado, valorizado, percebido e sentido. Sabemos o quanto significa um gesto, um sorriso, um cuidado… Todos possuímos algo a compartilhar e, à medida que ocorre amadurecimento físico e moral, criamos a consciência de solidariedade, transformação positiva e doação daquilo que temos de melhor em nosso coração. Ao demonstrar bons sentimentos ao próximo, um ciclo de ações positivas é criado. Hoje, podemos estar no lugar de transmitir o que dispomos de melhor, assim como amanhã, pode se fazer necessário receber do outro algo que nos traga alegria, conforto e tranquilidade.

 

Como acontece?

A solidariedade é um valor que pode ser definido como a tomada de consciência das necessidades dos outros e o desejo de colaborar para sua satisfação. Por isso, a cada ano e a partir de pesquisas e sugestões, optamos por uma instituição sem fins lucrativos para apadrinhar. Conhecemos o trabalho, o espaço disposto, a rotina e os envolvidos na instituição. Nos reunimos com objetivo de organizar as ações e promoções que ocorrerão durante o ano. A culminância destes trabalhos ocorre nos eventos dispostos no calendário escolar. As crianças, a equipe e as famílias se envolvem de forma ativa nas ações que são promovidas e, todos juntos, fazemos girar o sentimento de solidariedade!

Ei! Você reparou?

Se observado com carinho, percebe-se que o símbolo do projeto SOLidaridade é formado por um círculo de pessoas de mãos dadas e, que juntas, formam uma flor de girassol. Na sabedoria popular, diz-se que o girassol é uma flor que se destaca neste aspecto. Na ausência de sua principal fonte de luz – a do Sol, os girassóis se viram uns para os outros para que haja troca de energia entre eles. Assim, uma doa ao outro aquilo que tem de melhor, mantendo-os vivos e saudáveis.

Desejamos que o significado de ser solidário esteja presente em nosso dia a dia e que se torne um hábito em nossa comunidade escolar! O Projeto SOLidariedade deseja propagar a ideia de que necessitamos uns dos outros para que a felicidade se torne concreta e para que estejamos em constante evolução! Sejamos girassóis!

X